Mesmo quando as cenas não são totalmente aleatórias (isto é, estão ligadas à história) eu acho que elas não são necessárias... e não gosto delas, preferia que não tivesse.
Com frequência, a história já é construída em torno da necessidade de ter cenas hentai, então às vezes elas fazem diferença para a história (não dá para simplesmente cortar as cenas e ficar por isso mesmo)... mas a história provavelmente seria melhor se não houvesse essa necessidade de tê-las. Ou se inventam desculpas ridículas para colocar cenas de sexo em uma história de ação/mistério/terror ("precisamos recuperar a energia mágica fazendo sexo", "eu sou uma alienígena que precisa fazer sexo para sobreviver", "ele foi possuído e saiu estuprando todos que viu na frente") ou nas histórias de romance pula-se toda aquela parte de ter uma relação afetiva, se beijar, e já vai direto de "declaração de amor" para "fazer amor".
O maior anticlímax que já vi em qualquer história é em Fate/Stay Night, quando na parte mais tensa da história, com os personagens acuados tentando salvar suas vidas, esperando a luta contra o "boss"... e aparece "o dragão".
Nos casos mais extremos, acho que seria perfeitamente aceitável as cenas de sexo ocorrerem... mas sem a necessidade de CGs explícitas e narração detalhada. Mas isso é o tema da outra enquete.
Out escreveu:Olha...comentar sobre isso é um pouco estranho, não pelo assunto, mas por todos pensarem de maneiras diferentes. Vou falar o que eu acho:
(vou tentar ser o menos pervertido possível...shushushushs)
Sinceramente, as H-Scenes em visual novels é a realização de uma fantasia para os jogadores que gostam de uma personagem tanto a ponto de imaginar cenas assim. (O Lighty vai me matar quando vir isso, mas...) Little Busters! teve muita gente reclamando por não ter HCG no jogo, e não deu muito tempo e lançaram o Ecstasy, a versão com HCGs. Por que lançaram? Pra vender mais. Simples assim. É uma espécie de fan-service, se é que você me entende.
Elas estarem no jogo é uma coisa, pois se não é do seu gosto você pode simplesmente pular a cena. Agora, fazer a cena virar parte da história...não tem como. Por mais sério e/ou hilário que seja o motivo pra um carinha testar o kama-sutra em uma menina, não dá pra encaixar isso na história, por mais explicação que você dê (eu olho para você, Fate/Stay Night!).
Resumindo: Não, HCGs não aprofundam a história, e nem amplia a interatividade do leitor (escolher entre 'mandar pra dentro' e 'mandar pra fora'?), mas se você jogou dezenas de horas e simplesmente não consegue tirar aquela menina 2D bonitinha e utópica da cabeça, as HCGs realizam o seu sonho...e, às vezes, nem precisa de motivos pra ver, a cena tá ali pra divertir o cidadão, cansado depois de ler centenas de kanjis diferentes e de enfrentar tantos monstros em engines de RPG (não é, Kamidori Alchemy Meister?).
Um jogo excelente não precisa ter HCGs para ser excelente (Ever 17, Planetarian, Clannad, Chaos;Head, Steins;Gate, Memories Off), mas com certeza é uma parada bem-vinda depois de milhares de linhas de diálogo, mesmo tendo nada a ver com a história.
Discordo um pouco, em particular da parte que basta pular. Às vezes a forma como a cena é integrada atrapalha a história mesmo sem assistir a cena. E jogando Heaven's Feel (3ª rota de FSN), descobri mais tarde que havia perdido vários detalhes ao pular as cenas H.
Se o cara quiser ver uma cena explícita com as personagens do jogo, não faltam dounjins hentai e ilustrações na internet.