Visual Novel Brasil - VisualNovel.Com.BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Os piratas sempre vão vencer? [opinião]

+2
Yagami
LiosX
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

LiosX

LiosX
Moderador
Moderador

Os piratas sempre vão vencer? [opinião] 1216814931414173

É só acompanhar diariamente as notícias no Tecmundo para chegar a esta conclusão: o combate à pirataria está cada vez mais acirrado, com medidas mais pesadas vindas de governos de todo o mundo e até do Google.

Ainda assim, não está tão difícil achar material sem os devidos direitos autorais na rede, já que o público sempre encontra um site obscuro ou um aplicativo que consegue o arquivo que você quiser em poucos segundos.

Apesar de esse combate ter se intensificado recentemente, ele já dura bastante tempo e não parece ter fim. O vencedor é igualmente difícil de prever – só que os piratas não parecem perder forças em nenhum momento. Mas será que isso vai durar para sempre?

Pressão não falta

O Google está até mexendo nos resultados para que conteúdos piratas sejam encontrados com dificuldade. O Megaupload foi fechado, o Demonoid também. O YouTube implica cada vez mais com o uso de trilhas sonoras em vídeos feitos por fãs. Mas você encontra mesmo tanta dificuldade assim para achar filmes, músicas e outros conteúdos desse tipo na internet?

Essa busca agora pode levar uns minutos a mais, mas ainda é muito simples. Ou seja: as formas atuais de combate à pirataria são extremamente ineficientes. Um site de torrent ou compartilhamento de arquivos é fechado, mas surgem meia dúzia de novos e os concorrentes continuam a todo vapor – o próprio e todo-poderoso Megaupload era peixe pequeno na área.

Os piratas sempre vão vencer? [opinião] 1216814931414188
É isso aí: sites de compartilhamento perdem para trocas entre mídias físicas na pirataria. (Fonte da imagem: Reprodução/TorrentFreak)

É preciso levar em conta ainda que muita gente que pratica a pirataria também consome produtos originais, como edições especiais de CDs ou Blu-rays, games, camisetas da banda favorita ou até vai aos shows, que não costumam ser baratos. Com isso, será que o download de uma música é tão ofensivo assim?

Alguns artistas já têm conhecimento disso, lançando álbuns gratuitos ou por valores simbólicos pela internet – o que não impede o sucesso da banda. Já a série “Game of Thrones” é uma das mais pirateadas da atualidade, mas ainda conta com lucros astronômicos. O problema? Elas são exceções na indústria do entretenimento, que ainda combate com todas as forças a disponibilização de discos na internet.

Os piratas do futuro

Se o combate à pirataria continua na mesmice de fechar sites e pedir o apagamento de arquivos, a prática em si está em constante evolução. E, de acordo com o The New York Times, a moda agora é se aproveitar da computação em nuvem.

Explicamos: em vez de baixar e colocar a música no seu MP3, a ideal é fazer streaming de conteúdos de serviços piratas, tudo em tempo real e direto para outros eletrônicos, sem precisar passar pelo PC. É possível até programar downloads para começarem logo quando o episódio sair no site de torrents, por exemplo. Em vez de video on demand, é a pirataria sob demanda.

Os piratas sempre vão vencer? [opinião] 1216814931414209
Pirataria nas nuvens: isso pode ficar fora de controle. (Fonte da imagem: ThinkStock)

E são vários os exemplos de evolução da área na história da internet. Criado na década de 1990, o Napster é o pai do Kazaa veio na onda dos softwares que conectavam pessoas em rede, com a diferença de que nele havia o compartilhamento de músicas.

O programa foi alvo de processos e foi extinto da maneira que conhecíamos, mas hoje baixar um MP3 de seu artista favorito é uma prática tida quase tão natural quanto entrar no Baixaki – e a vitória, mesmo que indiretamente, foi do Napster, que abriu um imenso caminho para pirataria.

Concurso de popularidade

O apoio do povo é essencial para que um projeto dê certo – e aqui a medalha de ouro vai fácil para os praticantes e responsáveis pela pirataria, que conquistam a simpatia de grande parte dos internautas. O motivo é simples: eles fazem parte do próprio público que defendem, conhecem os interesses e direitos dessas pessoas e fazem de tudo para garanti-los.

Os piratas sempre vão vencer? [opinião] 12168149314141620
(Fonte da imagem: Shuttershock)

Do outro lado, o governo tem uma imagem extremamente negativa, é tido como corrupto, um órgão distante da população e gerenciado por pessoas que não compreendem o que o eleitor realmente quer.

Além disso, são eles que fecham o Megaupload e perseguem os donos do Pirate Bay, sites que contam com a simpatia de quem é adepto da pirataria. Mesmo estando do lado da lei, não é fácil fazer com que todo mundo fique do lado de órgãos como a RIAA (Recording Industry Association of America, órgão que vive tirando arquivos do YouTube).
Nocaute?

Não se pode esperar uma vitória total de um desses lados: a internet não vai virar um espaço anárquico e acima da lei, mas o navio desses piratas digitais não será afundado nem em médio prazo.
Mas, quando as estratégias usadas e a situação atual são levadas em conta, a pirataria aplica uma sonora goleada – o que não significa uma vitória, mas sim que ela vai continuar a existir e a incomodar muita gente, já que é uma atividade popular e até lucrativa.

Para quem é contrário a esse tipo de compartilhamento, seja um internauta ou uma gravadora, fica a máxima: talvez a pirataria possa não ser tão ruim, caso você saiba lidar com ela. Porque acabar ela não vai.

Fontes: TecMundo

http://gamesnovel.blogspot.com.br/

Yagami

Yagami

Aqui no Brasil com certeza vence u.u

http://www.ioriyagami.xpg.com.br

JonhMaster

JonhMaster
Moderador
Moderador

Nem chamo compartilhamento de pirataria pelo fato das pessoas estarem compartilhando sem querer obter lucro com isso. Mas esse tipo de pratica não vai parar por que o google e o governo quer. Isso ja foi provado no inicio desse ano.

http://www.visualnovelbrasil.blogspot.com

Yagami

Yagami

Ñ vai msm,Kim Dotcom jah tah solto e pronto pra relançar o MU a qqer instante XD

http://www.ioriyagami.xpg.com.br

VictorLighty

VictorLighty
Moderador
Moderador

Essa coisa de pirataria é complicado mesmo, viu. Milhões praticam e saem ilesos, enquanto alguns poucos "sortudos" são presos para tentar servir de lição para os outros... No meu ponto de vista, isso não cola. O jeito seria ter algum tipo de controle sobre quais arquivos poderão receber upload ou não, mas até esse sistema ser implantado, ainda ia rolar muita coisa por aí. Isso sem falar em possíveis problemas que poderiam ocorrer, como também métodos (ainda mais) ilegais para burlar tal fiscalização.

tiocelulari

tiocelulari

Eu acho que o One Piece está no Brasil! +P

http://www.tiozinho.cjb.net

Out

Out
Moderador
Moderador

A grande verdade é essa: o pessoal pirateia porque o produto é muito caro no Brasil.

Não é todo mundo que quer bancar 20 conto num cd de música, ou 30~40 num dvd dum filme que já lançou, ou de 100 a 170 reais pra um jogo de lançamento pra PS3/Xbox360, enquanto lá nos Estados Unidos e demais países são coisas muito baratas. Eu fico feliz de que o Brasil esteja trilhando o caminho de diminuir isso, em passos curtos e seguros pelo menos. Eu não me esqueço na época em que o Gamecube foi lançado no Brasil e eu liguei pra uma loja que vendia os jogos... eu quase chorei depois que ela falou que custava R$1200,00, mais R$160,00 (no mínimo) por jogo.

Claro, brasileiro que é brasileiro tem suas manhas pra comprar mais barato e ainda estar na legalidade, como usar iTunes pra baixar música, um Netflix pra filmes, e claro, abusar das assinaturas Gold da Xbox Live e a Playstation Plus na PSN e promoções da Steam pra baixar demos, DLCs, jogos indies e até jogos completos de graça ou ridiculamente baratos... é, e também tem o pessoal que simplesmente diz "Dane-se, se eu posso ter de graça (ou praticamente), pra quê eu vou pagar?"

Não digo que todos que baixam em p2p ou similares são criminosos, cada um tem o seu próprio motivo.

Enfim, a resposta pro título do tópico:
Sim, mas só por enquanto. Pra quem acompanha, a EA Games vai começar a lançar jogos para a próxima geração de consoles (e em breve, para PC) que serão, pelo menos segundo ela, totalmente de graça para jogar. Eles vão conseguir dinheiro com isso apenas através da venda de items fodas que só podem ser obtidos pagando em dinheiro vivo. É a mesma tática usada nesses jogos de Facebook e em MMOs online, mas no ponto que isso se expandir para -todos- os tipos e gêneros de jogos, a pirataria não vai fazer muito sentido, já que o jogo propriamente dito é gratuito.
Se não me falha a memória, tinha uma pesquisa que fizeram que calcula que cada jogador americano de jogos online nesse estilo gasta em torno de 40 dólares por mês no jogo... poxa, em dois meses já ultrapassa o valor de um jogo convencional.

http://zeroforcecentral.blogspot.com.br/

Yagami

Yagami

Se essa tendência de games onde soh se paga pra ter items chegar aos consoles quero ver nego ainda querer piratear u.u

http://www.ioriyagami.xpg.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos